Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

“EcoTea”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ecotea1  ecotea2  ecotea3

      O Programa Eco-Escolas e a equipa da Educação para a Saúde (EpS) promoveram o convívio "EcoTea", realizado no dia 6 de junho, pelas 16h30. Efetuada a divulgação da iniciativa entre professores, assistentes e antigos colegas, a equipa responsável efetuou as diligências necessárias para de alguma forma tentar surpreender os participantes através da concretização de um evento com características singulares.

      O grupo concentrou-se junto à Bandeira Verde e aí foram referenciados os principais objetivos subjacentes à ação, a saber:

            - Proporcionar um momento de convívio no final de mais um ano letivo;

            - Valorizar os encontros ao ar livre;

            - Dar a conhecer espaços da Escola Secundária de Peniche pouco utilizados e que poderão ser aproveitados de outra forma;

            - Promover a Saúde Mental.

      Recorrendo a uma aplicação foi possível conduzir os participantes até ao local escolhido para a festa. O trajeto foi o seguinte: saída pelo portão sul, Parque do Baluarte, estabelecimento de restauração aí presente, parque de merendas e baloiços, átrio da Escola Secundária de Peniche (ESP), pátio coberto, refeitório e escadaria até ao 3.º piso. No topo da escadaria, o dispositivo assinalou a aproximação rápida do hotspot. Entretanto abriu-se a porta do terraço do edifício principal da ESP e fomos recebidos com música. A confeção do chá ficou da responsabilidade de cada elemento, podendo a bebida quente ser acompanhada de bolos e doces, todos de forte cariz ecológico, disponíveis em mesas decoradas com flores colhidas nos canteiros da nossa escola. Os elementos vegetais foram acondicionados em garrafas de bebida que ganharam uma nova vida. O envolvimento em pedaços de cartolina usada em outras atividades, exibindo as cores associadas aos projetos, conferiram às jarras um aspeto peculiar. Depois, os arranjos florais foram reutilizadas para dar um ar primaveril à biblioteca.

ecotea4  ecotea5  ecotea6 

      A animação musical ficou a cargo do Carlos Caetano, da Fernanda Pereira e de uma aluna de Educação Especial. As boas condições meteorológicas, a contrastar com que o que se passou durante a semana, constituíram uma mais-valia para o clima de alegria e boa disposição que se constatou durante o certame. Os antigos colegas puderam também recordar momentos vividos neste estabelecimento de ensino.

      A organização agradece a todos os que de alguma forma se envolveram no processo, nomeadamente aos colegas que se disponibilizaram para trazer as iguarias solicitadas.

      Pode dizer-se que se verificou uma boa recetividade por parte dos participantes, traduzindo-se num momento de convívio entre professores, assistentes e antigos colegas, num espaço ao ar livre e muito pouco utilizado pela comunidade escolar.

Até ao EcoTeaTwo.

ecotea7  ecotea8

atualizado em Terça, 19 Junho 2018 15:20
 

“Ambiente urbano, património, saúde e atividade física”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

diaecol1  diaecol2  diaecol3

 

      No dia 15 de maio, o Eco-Escolas e a Escola Promotora de Saúde (EpS) organizaram um passeio pedestre pelas ruas da cidade de Peniche, dando-se continuidade a um trabalho que se iniciou no ano letivo 2015/2016, com a realização da atividade "Património geológico e saúde de mão dadas". Dar a conhecer o património presente em ambiente urbano e promover estilos de vida saudáveis foram os objetivos subjacentes à dinâmica implementada.

      Comemorou-se em simultâneo o Dia Eco-Escola e por isso a Bandeira Verde foi o local escolhido para o começo da caminhada. Registe-se também que o evento integrou a Rota da Saúde de Peniche 2018.

diaecol4  diaedf4  diaecol6

      Explicitadas as finalidades do passeio, a comitiva constituída por 85 alunos, oriundos das turmas 10.º CT1, 10.º CT2, 12.º CT2 e 12.º CE, e sete professores arrancou para a aventura. Tal como em anos transatos, contou-se com a colaboração de duas associações que se envolvem na valorização do património natural e cultural do concelho de Peniche e neste momento dirigidas por dois antigos alunos da Escola Secundária de Peniche. Nas temáticas de cariz ambiental a explicações ficaram a cargo de Jorge Maia, da Associação Arméria, quando os assuntos versaram o património histórico, foi o representante da Associação Patrimonium, Adriano Constantino, que os disponibilizou. Sempre que se justificou os professores responsáveis pela ação intervieram, sendo que uma aluna do Conselho Eco-Escola ficou responsável pela leitura de texto associada a árvore (Melaleuca armillaris) que integra o Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público. O trajeto contemplou os seguintes pontos: Parque do Baluarte e muralha, Largo do Loureiro, busto do Dr. João Matos Bilhau, Baluarte da Ponte e Fosso, Igreja da Misericórdia, Fortaleza de Peniche, Avenida do Mar e Jardim Público. A escadaria da Capitania do Porto de Peniche foi o local selecionado para a fotografia de grupo.

diaecol7  diaecol8  diaecol9

      O encerramento do passeio deu-se no Jardim Público com a realização de jogos tradicionais, como por exemplo o jogo da corda. Os participantes organizados em equipas tiveram oportunidade de testar as forças. Saltou-se a corda e alguns alunos quiseram experimentar brinquedos antigos. Foi possível guiar um carro construído com um pau de vassoura (eixo), duas boias (rodas) e uma cana (volante). As professoras de Educação Física, Conceição Braz e Anabela Santos, realçaram o facto de a viatura ter sido desenvolvida com base na reutilização de materiais associados a apetrechos da pesca.

      A organização agradece a todos os que de alguma forma contribuíram para a concretização do evento.

Os professores responsáveis

Alice Carvalho e Francisco Félix

diaecol10  diaecol11  diaecol12  diaecol13  diaecol14  diaecol15  diaecol16  diaecol17  diaecol18

atualizado em Segunda, 18 Junho 2018 10:54
 

Arraial Solidário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

arraial3  arraial4

      Realizado na sexta-feira, dia 8 de junho, o ARRAIAL SOLIDÁRIO, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Secundária de Peniche, conheceu uma grande participação da comunidade educativa. A receita desta atividade destina-se a ajudar a equipar a Unidade de Ensino Estruturado da escola.
      Um forte agradecimento às assistentes operacionais da escola que foram incansáveis.


A APEE

 arraial1  arraial2

arraial5  arraial6

arraial7

atualizado em Segunda, 18 Junho 2018 10:32
 

Dia Mundial do Ambiente

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Orla11CT21  Orla11CT22

 

No 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a turma 11.º CT2 participou na recolha de resíduos ao longo do troço costeiro compreendido entre o Portinho da Areia do Sul e Prainha de S. Pedro. A aula no exterior serviu também se discutirem aspetos associados à ocupação antrópica em zonas costeiras, nomeadamente ao nível do Bairro do Visconde. A turma foi acompanhada pelos professores Cecília Silva e Fernando Tavares e recolheu quatro sacos de resíduos.

De seguida apresenta-se um balanço do evento referenciado:

Turmas envolvidas: 1.º RH, 2.º TAT, 10,º CT1 e 11.º CT2;

Participantes: 71 alunos e 6 professores;

N.º de sacos de resíduos recolhidos: 16;

Troços costeiros limpos: ETAR de Peniche-Carreiro da Furninha; Portinho da Areia do Sul-Prainha de S. Pedro e Portinho da Areia do Norte-Baluarte da Gamboa;

Apoio: Câmara Municipal de Peniche e assistentes operacionais da Escola Secundária de Peniche;

Grande variedade de resíduos sólidos recolhidos: embalagens, garrafas de plástico e de vidro, restos de apetrechos de pesca e também pontas de cigarros.

O professor responsável pelo Eco-Escolas

Francisco Fidalgo Félix

Orla11CT23

atualizado em Quinta, 14 Junho 2018 16:14
 

Arraial Solidário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Arraial - cartaz - final

atualizado em Terça, 05 Junho 2018 09:04
 


Pág. 1 de 25

oferta formativa2

Acontece

EcoTea 6-5-2018 cartaz