Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Geodiversidade com o 11ºCT2

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

      Na tarde do dia 10 de maio, a turma 11.º CT2 participou numa saída de campo envolvendo o património geológico do concelho de Peniche. A atividade foi desenvolvida no âmbito do programa Eco-Escolas, enquadrando-se na temática geodiversidade. O percurso iniciou-se na Ponta do Trovão, tendo-se de seguida contactado com os aspetos geológicos mais relevantes do Carreiro de Joanes. A visita ao Baleal e à Consolação permitiu refletir sobre os estratos depositados no Jurássico Médio e Superior. Sempre que possível fez-se referência aos depósitos mais recentes e à ação antrópica sobre a orla costeira.

       A realização da aula de campo foi solicitada pela colega Cecília Silva, tendo-se aproveitado para consolidar os conhecimentos adquiridos na componente de Geologia da disciplina de Biologia e Geologia, nomeadamente ao nível do trabalho de campo. A valorização do património natural local esteve sempre subjacente a todo o evento.

O professor responsável pelo Programa Eco-Escolas

Francisco Félix

geodiv1  geodiv2

atualizado em Segunda, 21 Maio 2018 08:43
 

Saúde Mental

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

saudment1  saudment2 

      No seguimento das sessões sobre "Saúde Mental" efetuadas para os alunos e para os assistentes operacionais, realizou-se no dia 16 de maio, pelas 18h30, no auditório Américo Gonçalves, uma sessão sobre o mesmo tema para Pais e Encarregados de Educação para a qual todos foram convidados a estar presentes mediante convite enviado através dos alunos.

saudment3  saudment4

atualizado em Segunda, 21 Maio 2018 08:55
 

Semana da Europa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Folheto  Folheto 2 Easy-Resize.com

CARTAZ patimonio local  O que é Erasmus divulgação

atualizado em Sexta, 04 Maio 2018 10:22
 

Formação para Assistentes Operacionais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 IMG 4545  IMG 4548

      Sendo a Saúde Mental um dos temas do Referencial da Saúde e transversal a todas as áreas da promoção da Saúde e do Bem-Estar, a equipa da EpS da Escola Secundária promoveu duas sessões sobre esta temática destinada aos assistentes operacionais. A dinamização das mesmas ficou a cargo das psicólogas Gina Reis e Marta Miguel, respetivamente da Escola Secundária e da C. Municipal de Peniche, e da enfermeira Fernanda Viola da UCC Peniche.

      A esta atividade associou-se o projeto ALERT'ESP desenvolvido pelas docentes que realizaram formação nesta área, tendo esta parceria constituído uma mais-valia para o desenvolvimento das sessões que decorreram no Auditório Américo Gonçalves, nos dias 9 de março e 20 de Abril de 2018.

eps

IMG 6619  IMG 6627

atualizado em Quarta, 02 Maio 2018 09:10
 

Apresentação de trabalhos no âmbito do Projeto Life Berlengas 2017/2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ap Life Berlengas ESP Bio 12.º CT  23-4-2018  2 Easy-Resize.com  Ap Life Berlengas ESP Bio 12.º CT  23-4-2018  60 Easy-Resize.com  Foto FFF 4134 Berlengas APG 4-6-2016 454 Easy-Resize.com

 

      No dia 23 de abril, no auditório Américo Gonçalves, realizou-se a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas turmas 12.º CT1 e 12.º CT2, na disciplina de Biologia, no âmbito do Projeto Life Berlengas. A sessão decorreu entre as 10:20 h e as 13:10 h e contou com a presença de quatro elementos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a saber: Ana Santos, Ana Almeida, Mónica Costa e Joana Andrade. A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) esteve representada por Sérgio Leandro e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) por Carlos Pereira da Silva.

      Assistiram também à sessão vários colegas, nomeadamente os que integram os conselhos de turma considerados, e a turma 2.º TAT, uma vez que os assuntos tratados se inserem na dinâmica deste Curso de Ensino Profissional.

      Ao longo do evento foram apresentadas as perspetivas dos alunos no contexto das seguintes temáticas: turismo e gestão sustentável, propagação de espécies vegetais em laboratório, capturas acidentais de aves, gestão da população de gaivotas, biossegurança e gestão de resíduos na ilha da Berlenga. A diversidade de estratégias de exposição dos assuntos foi também uma das notas dominantes do certame, evidenciando-se assim a criatividade dos jovens participantes.

      Recorde-se que a ação se iniciou em setembro de 2017, com uma sessão teórica e uma visita à Reserva Natural das Berlengas, já em outubro, tendo os diversos grupos de apresentar, no final do 1.º período, um documento contendo a introdução e a contextualização do tema em análise. O término do 2.º período, foi o momento escolhido para a entrega do trabalho definitivo, sob a forma de artigo científico.

      Durante a sessão, foi distribuído pela organização um folheto com os resumos dos trabalhos produzidos pelos diferentes grupos de trabalho. Em www.berlengas.eu pode-se acompanhar o Life Berlengas na íntegra.

      O êxito da parceria encetada assentou fundamentalmente na dinâmica, no envolvimento, na disponibilidade e no compromisso demonstrados pela equipa coordenadora, desde a primeira hora. Muitas vezes apresentam-se propostas de trabalho às escolas, onde se exige bastante, mas não se dá o devido acompanhamento.

      À medida que os trabalhos foram avançando a equipa do Life Berlengas foi fornecendo artigos, orientando contactos e mostrou grande assertividade relativamente às dúvidas apresentadas pelos alunos. Organizou encontros intermédios para se discutirem dinâmicas de abordagem, aproveitando-se também estas sessões para entusiasmar os alunos através de jogos didáticos adequados à faixa etária.

      O facto de os alunos terem de pensar em soluções para problemas concretos, sob a forma de artigo científico e apresentadas em sessão pública constituiu uma outra mais-valia do empreendimento. A concretização dum projeto deste tipo, terá também repercussões nas próximas etapas respeitantes ao prosseguimento de estudos, independentemente das áreas que os alunos venham a optar.

      Gostaríamos de agradecer a oportunidade que a equipa do Life Berlengas nos deu para participarmos nas ações de Educação Ambiental associadas ao projeto. A boa articulação entre os agentes envolvidos foi uma peça muito importante neste puzzle. A disponibilidade dos colegas de conselho de turma permitiu agilizar fases do processo, por isso também o nosso agradecimento.

Escola Secundária de Peniche, 30 de abril de 2018.

Os professores responsáveis

Alice Carvalho e Francisco Félix

Foto FFF 5262 Berlengas APG 4-6-2016 873 Easy-Resize.com  Fotos Ap LBerlengas CS 23-4-2018 4 Easy-Resize.com

atualizado em Sexta, 27 Abril 2018 10:07
 


Pág. 3 de 25

oferta formativa2

Acontece

EcoTea 6-5-2018 cartaz