Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Semana da Europa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Folheto  Folheto 2 Easy-Resize.com

CARTAZ patimonio local  O que é Erasmus divulgação

atualizado em Sexta, 04 Maio 2018 10:22
 

Formação para Assistentes Operacionais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 IMG 4545  IMG 4548

      Sendo a Saúde Mental um dos temas do Referencial da Saúde e transversal a todas as áreas da promoção da Saúde e do Bem-Estar, a equipa da EpS da Escola Secundária promoveu duas sessões sobre esta temática destinada aos assistentes operacionais. A dinamização das mesmas ficou a cargo das psicólogas Gina Reis e Marta Miguel, respetivamente da Escola Secundária e da C. Municipal de Peniche, e da enfermeira Fernanda Viola da UCC Peniche.

      A esta atividade associou-se o projeto ALERT'ESP desenvolvido pelas docentes que realizaram formação nesta área, tendo esta parceria constituído uma mais-valia para o desenvolvimento das sessões que decorreram no Auditório Américo Gonçalves, nos dias 9 de março e 20 de Abril de 2018.

eps

IMG 6619  IMG 6627

atualizado em Quarta, 02 Maio 2018 09:10
 

Apresentação de trabalhos no âmbito do Projeto Life Berlengas 2017/2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ap Life Berlengas ESP Bio 12.º CT  23-4-2018  2 Easy-Resize.com  Ap Life Berlengas ESP Bio 12.º CT  23-4-2018  60 Easy-Resize.com  Foto FFF 4134 Berlengas APG 4-6-2016 454 Easy-Resize.com

 

      No dia 23 de abril, no auditório Américo Gonçalves, realizou-se a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas turmas 12.º CT1 e 12.º CT2, na disciplina de Biologia, no âmbito do Projeto Life Berlengas. A sessão decorreu entre as 10:20 h e as 13:10 h e contou com a presença de quatro elementos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a saber: Ana Santos, Ana Almeida, Mónica Costa e Joana Andrade. A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) esteve representada por Sérgio Leandro e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) por Carlos Pereira da Silva.

      Assistiram também à sessão vários colegas, nomeadamente os que integram os conselhos de turma considerados, e a turma 2.º TAT, uma vez que os assuntos tratados se inserem na dinâmica deste Curso de Ensino Profissional.

      Ao longo do evento foram apresentadas as perspetivas dos alunos no contexto das seguintes temáticas: turismo e gestão sustentável, propagação de espécies vegetais em laboratório, capturas acidentais de aves, gestão da população de gaivotas, biossegurança e gestão de resíduos na ilha da Berlenga. A diversidade de estratégias de exposição dos assuntos foi também uma das notas dominantes do certame, evidenciando-se assim a criatividade dos jovens participantes.

      Recorde-se que a ação se iniciou em setembro de 2017, com uma sessão teórica e uma visita à Reserva Natural das Berlengas, já em outubro, tendo os diversos grupos de apresentar, no final do 1.º período, um documento contendo a introdução e a contextualização do tema em análise. O término do 2.º período, foi o momento escolhido para a entrega do trabalho definitivo, sob a forma de artigo científico.

      Durante a sessão, foi distribuído pela organização um folheto com os resumos dos trabalhos produzidos pelos diferentes grupos de trabalho. Em www.berlengas.eu pode-se acompanhar o Life Berlengas na íntegra.

      O êxito da parceria encetada assentou fundamentalmente na dinâmica, no envolvimento, na disponibilidade e no compromisso demonstrados pela equipa coordenadora, desde a primeira hora. Muitas vezes apresentam-se propostas de trabalho às escolas, onde se exige bastante, mas não se dá o devido acompanhamento.

      À medida que os trabalhos foram avançando a equipa do Life Berlengas foi fornecendo artigos, orientando contactos e mostrou grande assertividade relativamente às dúvidas apresentadas pelos alunos. Organizou encontros intermédios para se discutirem dinâmicas de abordagem, aproveitando-se também estas sessões para entusiasmar os alunos através de jogos didáticos adequados à faixa etária.

      O facto de os alunos terem de pensar em soluções para problemas concretos, sob a forma de artigo científico e apresentadas em sessão pública constituiu uma outra mais-valia do empreendimento. A concretização dum projeto deste tipo, terá também repercussões nas próximas etapas respeitantes ao prosseguimento de estudos, independentemente das áreas que os alunos venham a optar.

      Gostaríamos de agradecer a oportunidade que a equipa do Life Berlengas nos deu para participarmos nas ações de Educação Ambiental associadas ao projeto. A boa articulação entre os agentes envolvidos foi uma peça muito importante neste puzzle. A disponibilidade dos colegas de conselho de turma permitiu agilizar fases do processo, por isso também o nosso agradecimento.

Escola Secundária de Peniche, 30 de abril de 2018.

Os professores responsáveis

Alice Carvalho e Francisco Félix

Foto FFF 5262 Berlengas APG 4-6-2016 873 Easy-Resize.com  Fotos Ap LBerlengas CS 23-4-2018 4 Easy-Resize.com

atualizado em Sexta, 27 Abril 2018 10:07
 

Peddy-Saúde

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

1 Easy-Resize.com 

       No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Equipa da Educação para a Saúde da E.S.P. e o Grupo de Educação Física, em parceria com a C. M. Peniche e a U.C.C. de Peniche dinamizou no dia 13 de abril, um Peddy-Saúde que envolveu a participação de 48 alunos. Todos os elementos das equipas inscritas receberam no final da prova, diplomas de participação e um folheto sobre "Alimentação Saudável e Atividade Física". A equipa vencedora foi também contemplada com uma t-shirt para cada um dos elementos.

2 Easy-Resize.com  3 Easy-Resize.com  4 Easy-Resize.com  

              5 Easy-Resize.com  7 Easy-Resize.com

      Parabéns a todos os intervenientes!

A Coordenadora da EpS

Alice Carvalho

EPS

atualizado em Segunda, 23 Abril 2018 14:09
 

VISITA GUIADA AO MUSEU DA RENDA DE BILROS DE PENICHE

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

      No dia 22 de março os alunos do 11º CT1 deslocaram-se, acompanhados pela professora Ângela Cunha ao Museu das Renda de Bilros de Peniche.

      Este museu inaugurado em julho de 2016 tem como principal finalidade a preservação e conservação das Rendas de Bilros de Peniche. Instalado num edifício recuperado no centro da cidade, este museu, recorda o passado das rendas sustento da economia doméstica, testemunha o presente apostando na formação, com a Escola Municipal de Renda de Bilros e atividades que levam esta "arte" até às escolas e perspetiva o futuro pela inovação e aplicação noutros produtos tais como vestuário, ourivesaria, calçado e até em produtos alimentares. Visitamos também a Escola Municipal de Renda de Bilros onde os alunos tiveram oportunidade de ver ao vivo o trabalho das rendilheiras.

Museu de Bilros2

  Esta atividade realizada no âmbito da direção de turma insere-se nas finalidades do Projeto Educativo 2016-2019 da Escola Secundária de Peniche com a defesa dos valores patrimoniais da história e cultura e privilegia a aproximação da Escola e da Comunidade.

Peniche, 22 de março de 2018

A Professora Ângela Cunha

atualizado em Segunda, 23 Abril 2018 13:48
 


Pág. 4 de 25

Selo

es logo high res

Acontece

Publicado o relatório OTES

no separador Documentos

- Outros Documentos