Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Conselho Geral

Conselho Geral 2013/2017

 

Competências     Organograma     Comissão permanente     Documentos     Contacto     Eleições


 

Quadriénio 2013/2017

cgeral 1


O atual modelo de gestão, focalizado numa direção personalizada, reserva para o Conselho Geral a composição e competências necessárias a fazer a síntese de todos os contributos dos agentes envolvidos na acção educativa.

O Conselho Geral conta com a participação de professores, alunos, funcionários, encarregados de educação, autarquia e instituições locais, sendo-lhe atribuídas várias competências, que adiante se publicitam.

A importância do Conselho Geral advém-lhe da representatividade dos respetivos corpos integrantes, no caso dos professores, alunos e funcionários, eleitos pelos seus pares, por voto universal e de acordo com o método proporcional de Hondt; no caso dos encarregados de educação, eleitos pela respectiva associação; no caso dos representantes do município, designados pela Câmara Municipal eleita pelos munícipes; e, no caso das instituições, cooptadas por todos os demais.

Trata-se, assim, de um órgão com 21 elementos, constituído por 8 professores, 2 alunos, 2 funcionários, 4 encarregados de educação, 2 representantes do Município e 3 instituições por aqueles cooptadas.

A interacção entre o Diretor e o Conselho Geral permitirá criar sinergias para uma escola que queremos mais eficaz e responsável, assente na dedicação e no empenhamento de todos os intervenientes no processo educativo, que devem esforçar-se por sentir e pensar a escola como um todo.

Este é um espaço que pretende dar a conhecer a atividade do Conselho Geral: composição, competências,planificação da atividade, convocatórias, atas, documentos produzidos.

Queremos ser dignos representantes, pelo que estamos abertos às vossas sugestões/críticas/ anseios, no sentido de um melhor funcionamento da Escola.