Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

“Ambiente urbano, património, saúde e atividade física”

diaecol1  diaecol2  diaecol3

 

      No dia 15 de maio, o Eco-Escolas e a Escola Promotora de Saúde (EpS) organizaram um passeio pedestre pelas ruas da cidade de Peniche, dando-se continuidade a um trabalho que se iniciou no ano letivo 2015/2016, com a realização da atividade "Património geológico e saúde de mão dadas". Dar a conhecer o património presente em ambiente urbano e promover estilos de vida saudáveis foram os objetivos subjacentes à dinâmica implementada.

      Comemorou-se em simultâneo o Dia Eco-Escola e por isso a Bandeira Verde foi o local escolhido para o começo da caminhada. Registe-se também que o evento integrou a Rota da Saúde de Peniche 2018.

diaecol4  diaedf4  diaecol6

      Explicitadas as finalidades do passeio, a comitiva constituída por 85 alunos, oriundos das turmas 10.º CT1, 10.º CT2, 12.º CT2 e 12.º CE, e sete professores arrancou para a aventura. Tal como em anos transatos, contou-se com a colaboração de duas associações que se envolvem na valorização do património natural e cultural do concelho de Peniche e neste momento dirigidas por dois antigos alunos da Escola Secundária de Peniche. Nas temáticas de cariz ambiental a explicações ficaram a cargo de Jorge Maia, da Associação Arméria, quando os assuntos versaram o património histórico, foi o representante da Associação Patrimonium, Adriano Constantino, que os disponibilizou. Sempre que se justificou os professores responsáveis pela ação intervieram, sendo que uma aluna do Conselho Eco-Escola ficou responsável pela leitura de texto associada a árvore (Melaleuca armillaris) que integra o Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público. O trajeto contemplou os seguintes pontos: Parque do Baluarte e muralha, Largo do Loureiro, busto do Dr. João Matos Bilhau, Baluarte da Ponte e Fosso, Igreja da Misericórdia, Fortaleza de Peniche, Avenida do Mar e Jardim Público. A escadaria da Capitania do Porto de Peniche foi o local selecionado para a fotografia de grupo.

diaecol7  diaecol8  diaecol9

      O encerramento do passeio deu-se no Jardim Público com a realização de jogos tradicionais, como por exemplo o jogo da corda. Os participantes organizados em equipas tiveram oportunidade de testar as forças. Saltou-se a corda e alguns alunos quiseram experimentar brinquedos antigos. Foi possível guiar um carro construído com um pau de vassoura (eixo), duas boias (rodas) e uma cana (volante). As professoras de Educação Física, Conceição Braz e Anabela Santos, realçaram o facto de a viatura ter sido desenvolvida com base na reutilização de materiais associados a apetrechos da pesca.

      A organização agradece a todos os que de alguma forma contribuíram para a concretização do evento.

Os professores responsáveis

Alice Carvalho e Francisco Félix

diaecol10  diaecol11  diaecol12  diaecol13  diaecol14  diaecol15  diaecol16  diaecol17  diaecol18

 

Selo

es logo high res