Escola Secundária de Peniche

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE NO DIA DAS BANDEIRAS VERDES 2018

 

1BandVerd18

Em setembro, a coordenação do Eco-Escolas enviou a informação que a seguir se transcreve:

«Em primeiro lugar os nossos PARABÉNS pelo trabalho realizado em prol da educação para a cidadania ambiental, - enquadrado na metodologia do Programa Eco-Escolas - que, após avaliação da vossa candidatura, resultou na atribuição do GALARDÃO ECO-ESCOLAS 2018, simbolizado na bandeira verde.

Este reconhecimento (atribuído a nível mundial a cerca de 51000 escolas de 67 países) é simultaneamente um prémio e uma responsabilidade: hastear a bandeira Eco-Escolas, é informar a comunidade sobre a prioridade que a escola dá à educação ambiental para a sustentabilidade, na formação integral dos seus alunos.»

Entretanto criaram-se as condições adequadas para que no dia 4 de outubro de 2018 uma delegação da Escola Secundária de Peniche (ESP) pudesse participar no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas, em Pombal.

A festa ambiental envolveu desde crianças do pré-escolar até aos jovens das secundárias. Também estiveram presentes delegações do Ensino Superior e de universidades sénior. O programa compreendeu várias atividades, com destaque para a Eco-mostra e a Gala Eco-Escolas. Depois do espetáculo musical aconteceu a cerimónia da entrega das Bandeiras Verdes aos representantes dos estabelecimentos escolares participantes, oriundos de 20 distritos. Esta parte da cerimónia durou duas horas e os momentos de alegria sucederam-se. Um momento marcante foi o aparecimento, no écran gigante, da referência à ESP como Eco-Escola. No palco, os cinco alunos deram largas ao seu entusiasmo pela receção da nova Bandeira Verde.

O envolvimento de alunos, assistentes e professores foi fundamental para se atingirem os objetivos subjacentes ao projeto referenciado. De seguida, destacam-se as estruturas que colaboraram com as iniciativas concretizadas ao longo do ano letivo 2017/2018: Projeto de Educação para a Saúde, Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, Grupo de Biologia e Geologia e disciplina de EMRC. A articulação com entidades locais foi também importante neste contexto: Associação Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche, Associação Patrimonium, Valorsul/Ecovalor, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e Câmara Municipal de Peniche.

Durante o ano letivo 2018/2019 teremos hasteada a Bandeira Verde referente ao desempenho ambiental obtido em 2017/2018.

Contamos com todos para a consolidação da cidadania ambiental na Escola Secundária de Peniche.

O professor responsável pelo Eco-Escolas

Francisco Fidalgo Félix

2BandVerd18  3BandVerd18   5BandVerd18

6BandVerd18  7BandVerd18  8BandVerd18

9BandVerd18  10BandVerd18  11BandVerd18

12BandVerd18  13BandVerd18  14BandVerd18

 

Selo

es logo high res