Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista assegurar necessidades permanentes, e constituição de reserva de recrutamento interna para o mesmo posto de trabalho, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, tendo em vista assegurar necessidades transitórias.

Aviso de Abertura

Ata

Escola Secundária de Peniche, 5 de junho de 2019.

O convívio iniciou-se com o passeio pedestre “Pnixima Tour”, que envolveu essencialmente a passagem pelo Bairro dos Pescadores e pelas Ruas de Cima. Aquando do regresso à escola, o Prof. Miguel Santos efetuou o enquadramento do painel da pintora Maria Adelaide de Lima Cruz, existente no átrio da Secundária de Peniche.

Enquanto decorria o chá das cinco, o Prof. João Moreira explicou a composição do ramo associado ao Dia da Espiga. Entretanto o Prof. Miguel Santos fez referência à origem do consumo de chá.

Registe-se que neste evento também se comemorou o Dia Mundial do Ambiente.

No certame participaram professores, assistentes e antigos colegas.

A organização, Programa Eco-Escolas e Projeto Educação para a Saúde, agradece a participação dos que puderam estar presentes e a todos os que contribuíram para a concretização desta iniciativa. As iguarias que trouxeram estavam excelentes.

Para o próximo ano letivo está prevista a realização do EcoTea Three, procurando-se dar continuidade ao trabalho encetado neste contexto.

Já vem sendo habitual a Escola Secundária de Peniche comemorar o Dia Eco-Escola com um passeio pedestre no dia 15 de maio. Desta vez, partiu-se da história do abastecimento de água na península de Peniche para se refletir sobre problemática associada a este importante recurso.

A atividade foi organizada pelo Programa Eco-Escolas e pelo Projeto Educação para a Saúde, com a colaboração da Arméria- Movimento Ambientalista de Peniche, Associação Patrimonium, Câmara Municipal de Peniche e Biblioteca Escolar. Refira-se que a caminhada integrou a Rota da Saúde Peniche 2019.

Reunido o grupo participante junto à Bandeira Verde, efetuada a introdução ao passeio, captada a fotografia de grupo e lançada a primeira pista, foi dada a ordem de partida em direção à Fonte do Rosário. Depois de gritado o código, os portões da Fonte do Rosário abriram-se e o Dr. Jorge Martins, da Câmara Municipal de Peniche, iniciou as explicações acerca de tão peculiar fonte. Depois visitou-se um espaço muito bem cuidado e desconhecido para uma grande parte dos caminheiros. Na Fonte dos Dominguinhos, uma voluntária leu a referência a esta fonte, contida no livro “Peniche, História da Água – História de um Povo”, de Francisco Manuel Salvador. De seguida, o presidente da Arméria, Jorge Maia, falou sobre a facilidade do acesso à água comparativamente ao passado, da importância do tratamento das águas a montante e a jusante dos locais de consumo e dos cuidados a ter com os recursos hídricos. Na Fonte Boa, foi apresentado mais um excerto da obra mencionada e ainda se abordou o dito penicheiro “Beber água da Fonte Boa”. Neste ícone da península de Peniche ainda se fez uma abordagem aos aquíferos que estão na origem dos poços da zona visitada. A pista seguinte conduziu a comitiva atá à Fonte do Convento, onde Adriano Constantino, da Associação Patrimonium, procedeu ao enquadramento da infraestrutura. Foi com muito interesse que o grupo seguiu os episódios descritos pelo antigo aluno da Escola Secundária de Peniche.

A atividade foi encerrada com o agradecimento aos participantes e às entidades que auxiliaram na concretização do evento.

Foi uma jornada em que se:

- Deu a conhecer o património cultural e construído;

- Refletiu sobre o uso sustentável da água;

- Praticou atividade física;

- Apelou para a importância da implementação de estilos de vida saudáveis;

- Promoveu o convívio entre alunos e professores.

Na iniciativa participaram alunos das turmas 10.º CT2, 10.º CT3/AV, 10.º LH2, 11.º CT2 e 12.º CT2; professores que acompanharam as turmas envolvidas: Ângela Cunha, Conceição Silva, Inês Marques, João Moreira, Pedro Cruz e Sílvia Ferreira.

Acrescente-se que a cor azul, alusiva à água, predominou no vestuário dos 114 participantes.

Escola Secundária de Peniche, 20 de maio de 2019.

Alice Carvalho e Francisco Félix

No dia 30 de maio, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, as turmas 11.º CT1 e 11.º CT2 participaram numa saída de campo envolvendo alguns dos afloramentos mais significativos do Concelho de Peniche.

O itinerário foi o seguinte: Falha de Ferrel, Baleal, Ponta do Trovão, São Bernardino e Consolação.

Objetivos associados à visita de estudo:

- Dar a conhecer o potencial didático-pedagógico da Geologia do Concelho de Peniche;

- Consolidar conhecimentos da componente de Geologia com base na diversidade geológica local;

- Interiorizar os valores da sustentabilidade com base no trabalho desenvolvido nas saídas de campo.

A visita de estudo enquadrou-se também no Programa Eco-Escolas, temática geodiversidade, e no Projeto Escola Azul, uma vez se contactou com a orla costeira e se refletiu sobre os mares do Jurássico.

Os alunos foram acompanhados pelos professores: Alice Carvalho, Fernando Silva e Francisco Félix.

 

 

Cartaz net EcoTeaTwo 5 6 2029

Av. 25 de Abril, 2520-202 Peniche - 262 780 340