Hasteada a Bandeira Azul, no passado 7 de fevereiro, experimentou-se a corda de saltar em pleno pátio. Registe-se que o equipamento referenciado resultou da utilização dos últimos pontos associados à recolha de pilhas no âmbito do “Pilhão vai à escola”, campanha entretanto encerrada por decisão da Ecopilhas. No entanto, a Escola Secundária de Peniche continuará a promover o encaminhamento destes resíduos tóxicos, a partir de agora através da Geração Depositrão. Todo o cuidado é pouco com as pilhas usadas, uma vez que o seu abandono poderá contaminar as cadeias alimentares, nomeadamente as aquáticas.
      Conforme combinado com o representante do Grupo de Educação Física, a corda de saltar ficará no átrio do ginásio conjuntamente com outro material aí disponibilizado, adquirido com os recursos do orçamento participativo 2017. Entretanto um grupo de discentes dirigiu-se ao ginásio com objetivo de deixar a corda de saltar. A Prof.ª Anabela Santos recebeu o grupo e a corda foi mais uma vez usada, ficando a partir de agora disponível para toda a comunidade educativa. Regista-se que há alguns anos se ofereceu uma bola de basquetebol para ser utilizada pelos estudantes.
      O professor responsável pelo Programa Eco-Escolas


Francisco Fidalgo Félix

 

BAzul1  

      No passado dia 7 de fevereiro de 2020, procedeu-se ao hasteamento da Bandeira Escola Azul, atribuída à Escola Secundária de Peniche pelo desempenho no que respeita à promoção do conhecimento do Oceano. Recorde-se que a “Escola Azul é um programa educativo que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. Este programa nacional distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham nesse âmbito, criando uma comunidade de Literacia do Oceano, que aproxima escolas, professores, alunos, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha” (Relatório Escola Azul, 2019, p. 1).
      Trata-se de um programa aberto à comunidade educativa, abrangendo várias temáticas associadas ao Mar. Assim, solicita-se à comunidade educativa que faça chegar à coordenação contributos que de alguma forma se enquadrem no contexto explicitado. O sucesso destas dinâmicas no Ensino Secundário passará muito pela recolha e articulação de elementos em diferentes contextos formativos.
      Desde já agradecemos a colaboração a prestada. Muito obrigado!

Francisco Félix (coordenador)

BAzul2

AvisoDiretor1 2020

DMCCancro1      

      No dia 4 de fevereiro foi comemorado, na nossa escola, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro com a realização de duas sessões de sensibilização, no auditório Américo Gonçalves, com a colaboração da enfermeira de Saúde Escolar, Fernanda Viola.

DMCCancro2      DMCCancro3

 

A Escola Secundária de Peniche foi contemplada com o Selo “Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2019-2021, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) na sequência da candidatura submetida em Setembro de 2019.
Esta iniciativa constitui-se como um contributo da OPP no sentido de reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.
Assim, foi com muita satisfação que recebemos a notícia de que a nossa Escola tinha sido distinguida com esta certificação.

Parabéns a toda a comunidade educativa!

assinatura escola saudavelmente 1

 

Av. 25 de Abril, 2520-202 Peniche - 262 780 340