Nos termos do disposto no Decreto -Lei n.o 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto -Lei n.o 137/2012, de 2 de julho, nos seus artigos 21.o, 22.o, 22.o -A e 22.o -B, torna -se público que se encontra aberto o procedimento concursal prévio à eleição do diretor da Escola Secundária de Peniche, concelho de Peniche e distrito de Leiria, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar do dia seguinte ao da publicação do presente aviso no Diário da República.

Aviso de Abertura

Regulamento do Concurso

Requerimento da Candidatura

Declaração e Comprovativo da entrega de Documentos

A coordenação do Eco-Escolas agradece a colaboração dos alunos no âmbito do desafio "No Dia dos Namorados, Declara-te ao Planeta". A qualidade dos trabalhos possibilitou uma excelente participação da Escola Secundária de Peniche neste contexto. O empenho da colega Ana Cristina Marques foi fundamental para a concretização dos objetivos associados ao evento. Muito obrigado!

O desafio colocado pelo Programa Eco-Escolas foi o seguinte:

«A ABAE vem desta forma lançar mais um desafio a todos os que nos seguem.

O Dia de São Valentim, popularmente conhecido como Dia dos Namorados, é uma data especial, comemorada em Portugal no dia 14 de fevereiro, em que se celebra o amor.

São, por isso, frequentes neste dia declarações de amor dirigidas a uma “cara-metade”, com o objetivo de elogiar, cuidar e demonstrar todo o carinho e apreço que temos por essa pessoa. Mas…e se a tua cara-metade for, não uma pessoa, mas sim o Planeta Terra? O que gostarias de lhe dizer e/ou prometer?

Inspirados nos Lenços dos Namorados, típicos da região do Minho, o Programa Eco-Escolas | ABAE convida todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância de cuidar do nosso Planeta e adotar comportamentos cada vez mais sustentáveis.

Porque quem ama, cuida!»

Síntese W Declara te ao Planeta page 0001

OPE2021

      Com o início de um novo ano, chega uma nova edição do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) e os estudantes vão poder decidir, mais uma vez, o que querem melhorar na sua escola. Para isso, só precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conquistar o maior número de votos!
     O OPE pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, contribuindo para a melhoria da qualidade da democracia nas escolas.

 

COMO POSSO PARTICIPAR?


     Para participar deves escrever um texto com a tua ideia, com um máximo de 1000 palavras, com ou sem imagem. Em seguida, entregas a tua ideia durante o mês de fevereiro. Podes apresentar uma ideia individualmente ou em grupo (máximo de 5 estudantes) e tens que recolher o apoio de, pelo menos, 5% dos alunos que frequentam a nossa escola. O apoio deve ser anexado à candidatura e, para isso, os teus apoiantes têm que que se identificar, escrevendo o nome, o número de estudante e assinando. Caso entregues a tua proposta online, basta digitalizares esse papel com os apoios ou tirar uma fotografia à folha e anexares como ficheiro, no campo criado para o efeito. (consulta a página https://opescolas.pt/)
      Parece difícil? Mas não é, é super simples. Se a tua escola tiver 500 alunos, tens de conquistar 25 apoiantes. Estamos a contar com a tua ideia!

 

 A MINHA PROPOSTA CUMPRE AS REGRAS?


A tua proposta será considerada elegível se:
– Não exceder o montante orçamental disponível;
– Puder ser executada durante o presente ano civil;
– Identificar, claramente, uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou que sejam destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar;
– Reunir o apoio expresso de 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário da tua escola.

Não são consideradas propostas que apenas beneficiem o grupo de alunos que as apresentam, que esgotem a sua finalidade no ano em que são implementadas (por exemplo: visita de estudo para a turma x;…), ou que sejam contrárias à lei.


Calendário
– Até ao final de janeiro: divulgação do projeto aos atores educativos (alunos, diretores de turma, professores, encarregados de educação e comunidade escolar, em geral);
– Até final de fevereiro – apresentação de propostas;
– De 08 a 23 de março – divulgação e debate das propostas;
– 24 de março – votação das propostas;
– 06 de abril – divulgação dos resultados;
– Até final de maio – planeamento da execução;
– Até final do ano civil – execução da medida.

 

 NOTA: Se precisares de algum esclarecimento contacta a professora Adelaide Dias no endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Av. 25 de Abril, 2520-202 Peniche - 262 780 340