OPE2021

      Com o início de um novo ano, chega uma nova edição do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) e os estudantes vão poder decidir, mais uma vez, o que querem melhorar na sua escola. Para isso, só precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conquistar o maior número de votos!
     O OPE pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, contribuindo para a melhoria da qualidade da democracia nas escolas.

 

COMO POSSO PARTICIPAR?


     Para participar deves escrever um texto com a tua ideia, com um máximo de 1000 palavras, com ou sem imagem. Em seguida, entregas a tua ideia durante o mês de fevereiro. Podes apresentar uma ideia individualmente ou em grupo (máximo de 5 estudantes) e tens que recolher o apoio de, pelo menos, 5% dos alunos que frequentam a nossa escola. O apoio deve ser anexado à candidatura e, para isso, os teus apoiantes têm que que se identificar, escrevendo o nome, o número de estudante e assinando. Caso entregues a tua proposta online, basta digitalizares esse papel com os apoios ou tirar uma fotografia à folha e anexares como ficheiro, no campo criado para o efeito. (consulta a página https://opescolas.pt/)
      Parece difícil? Mas não é, é super simples. Se a tua escola tiver 500 alunos, tens de conquistar 25 apoiantes. Estamos a contar com a tua ideia!

 

 A MINHA PROPOSTA CUMPRE AS REGRAS?


A tua proposta será considerada elegível se:
– Não exceder o montante orçamental disponível;
– Puder ser executada durante o presente ano civil;
– Identificar, claramente, uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou que sejam destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar;
– Reunir o apoio expresso de 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário da tua escola.

Não são consideradas propostas que apenas beneficiem o grupo de alunos que as apresentam, que esgotem a sua finalidade no ano em que são implementadas (por exemplo: visita de estudo para a turma x;…), ou que sejam contrárias à lei.


Calendário
– Até ao final de janeiro: divulgação do projeto aos atores educativos (alunos, diretores de turma, professores, encarregados de educação e comunidade escolar, em geral);
– Até final de fevereiro – apresentação de propostas;
– De 08 a 23 de março – divulgação e debate das propostas;
– 24 de março – votação das propostas;
– 06 de abril – divulgação dos resultados;
– Até final de maio – planeamento da execução;
– Até final do ano civil – execução da medida.

 

 NOTA: Se precisares de algum esclarecimento contacta a professora Adelaide Dias no endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Av. 25 de Abril, 2520-202 Peniche - 262 780 340