SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS - COMUNICAÇÃO
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS
Com o início de um novo ano, chega uma nova edição do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) e os estudantes vão poder decidir, mais uma vez, o que querem melhorar na sua escola. Para isso, só precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conquistar o maior número de votos!
O OPE pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, contribuindo para a melhoria da qualidade da democracia nas escolas.
COMO POSSO PARTICIPAR?
Para participar deves escrever um texto com a tua ideia, com um máximo de 1000 palavras, com ou sem imagem. Em seguida, entregas a tua ideia durante o mês de fevereiro. Podes apresentar uma ideia individualmente ou em grupo (máximo de 5 estudantes) e tens que recolher o apoio de, pelo menos, 5% dos alunos que frequentam a nossa escola. O apoio deve ser anexado à candidatura e, para isso, os teus apoiantes têm que que se identificar, escrevendo o nome, o número de estudante e assinando. Caso entregues a tua proposta online, basta digitalizares esse papel com os apoios ou tirar uma fotografia à folha e anexares como ficheiro, no campo criado para o efeito. (consulta a página https://opescolas.pt/)
Parece difícil? Mas não é, é super simples. Se a tua escola tiver 500 alunos, tens de conquistar 25 apoiantes. Estamos a contar com a tua ideia!
A MINHA PROPOSTA CUMPRE AS REGRAS?
A tua proposta será considerada elegível se:
– Não exceder o montante orçamental disponível;
– Puder ser executada durante o presente ano civil;
– Identificar, claramente, uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou que sejam destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar;
– Reunir o apoio expresso de 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário da tua escola.
Não são consideradas propostas que apenas beneficiem o grupo de alunos que as apresentam, que esgotem a sua finalidade no ano em que são implementadas (por exemplo: visita de estudo para a turma x;…), ou que sejam contrárias à lei.
Calendário
– Até ao final de janeiro: divulgação do projeto aos atores educativos (alunos, diretores de turma, professores, encarregados de educação e comunidade escolar, em geral);
– Até final de fevereiro – apresentação de propostas;
– De 08 a 23 de março – divulgação e debate das propostas;
– 24 de março – votação das propostas;
– 06 de abril – divulgação dos resultados;
– Até final de maio – planeamento da execução;
– Até final do ano civil – execução da medida.
NOTA: Se precisares de algum esclarecimento contacta a professora Adelaide Dias no endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Hoje é dia dos afetos e dia do abraço... que não pode ser dado! Recordemos como foi em anos anteriores...
COLÓQUIO COM EMPREENDEDORES LOCAIS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DO TURISMO
Como já é habitual no curso de Turismo Ambiental e Rural (TAR), onde se privilegia a vertente prática da aprendizagem, os alunos entram em contacto com empresários e profissionais desta área, que partilham o seu saber de experiências feito.
Assim, no dia 20 de janeiro, deu-se continuidade à série de colóquios para os alunos do 1º e 2º TAR, no auditório da escola, desta vez, abordando a temática do património imaterial linguístico local, apresentado por um filho de Peniche e também docente na nossa escola. O professor António Cação, economista de formação, diretor do curso acima mencionado, e conhecedor profundo dos viveres e dizeres das gentes de Peniche, apresentou e explicou a origem e alguns dados económicos que ajudam a compreender o fenómeno dos linguajares no nosso concelho. Ao longo do colóquio, foi expondo uma seleção de “ditos penicheiros”, provenientes de uma listagem muito mais vasta de pesquisas que o próprio efetuou, ao longo de alguns anos.
Mais uma vez, os alunos participaram ativamente, identificando-se com muito do conteúdo apresentado. Nada que se estranhe, uma vez que esta sessão, nada mais foi do que uma compilação do património linguístico local, que se assume como parte da matriz identitária das nossas gentes.
Obrigado, professor Cação!!!